Cirurgia plástica da face

Brow lift

O envelhecimento e algumas características anatómicas favorecem a descida gradual das sobrancelhas, fechando o olhar. Através de anestesia local, ou sedação, é possível corrigir o posicionamento das suas sobrancelhas. As cicatrizes? Tornam-se impercetíveis. É uma cirurgia frequentemente combinada com a cirurgia das pálpebras, a blefaroplastia, para abrir o olhar e rejuvenescer o terço superior do rosto.

O processo de envelhecimento caracteriza-se não só, mas também, pelas alterações morfológicas e de textura da pele. Nas pálpebras superiores o envelhecimento manifesta-se pelo excesso de pele, ou a sua queda, e poderá chegar a interferir com o campo visual. Quanto às pálpebras inferiores, uma das manifestações mais comuns são os inestéticos papos que se acumulam debaixo dos olhos.

A blefaroplastia, superior, inferior ou das 4 pálpebras, é uma cirurgia simples com cicatrizes impercetíveis que pode ser realizada em ambulatório com anestesia local. Permite, de forma rápida e segura, tornar o seu olhar mais jovem, contribuindo significativamente para o rejuvenescimento facial.

O Facelift, ou lifting facial, é a opção cirúrgica que nos permite alcançar o rejuvenescimento facial sem alterar as suas características originais. É a solução ideal quando as ferramentas de Medicina Estética deixam de ser suficientes para retardar e amenizar as rugas estáticas e a flacidez que nos deixam com um semblante triste, zangado ou pesado. As cicatrizes são cuidadosamente colocadas para que, ao fim de alguns meses, sejam praticamente impercetíveis.

Ainda pouco desmistificada, esta é uma cirurgia subtil e elegante, que poderá ser indicada tanto para lábios mais jovens como para lábios mais maduros. As incisões são feitas na base do nariz, o que faz com que a cicatriz fique naturalmente escondida. O lifting do lábio confere um resultado natural, melhoria do seu contorno e mais volume perdem definição e volume e tendem a aumentar o seu comprimento. O Lifting do lábio superior, para além de ajudar a restaurar o volume perdido, confere harmonia ao seu redor por amenizar rugas e o indesejado “código de barras”.

O acúmulo de gordura na zona da papada é muito frequente em homens e mulheres. A Lipoaspiração da Papada tem como objetivo a eliminação do excesso de gordura do duplo queixo e melhorar o contorno do rosto. A este procedimento pode ainda ser associadas outras intervenções como o Lift do pescoço no caso de haver flacidez ou mesmo Facelift para alcançar um resultado final coerente e natural.

O lifting do pescoço, ou neck lift, tem como propósito a eliminação da flacidez do pescoço, que confere uma aparência envelhecida. É um procedimento que pode ser realizado de forma isolada ou ser combinado com um lifting facial. O lifting do pescoço pressupõe a eliminação da gordura do duplo queixo e do excesso de pele existente, para um resultado harmonioso do contorno do rosto.

A otoplastia é um procedimento cirúrgico que permite a correção de deformidades e a melhoria do enquadramento das orelhas face ao rosto, podendo ser realizada em ambulatório com anestesia local. É uma cirurgia frequentemente realizada em jovens para corrigir as chamadas “orelhas de abano” – esta é uma característica que pode afetar profundamente a autoestima e confiança. A otoplastia é também adequada a pacientes cujas orelhas apresentem assimetrias, que sejam desproporcionais ou que exista algum desconforto e insegurança associados.

É um procedimento cirúrgico bastante comum em Cirurgia Plástica que promove a adequação do formato e/ou proporções do nariz com as restantes características fisionómicas do paciente. Nesta cirurgia é possível alcançar o embelezamento do nariz e a melhoria da sua funcionalidade, em simultâneo.  Nos casos em que se verifique disfunções respiratórias aliadas a desequilíbrios estéticos, a equipa cirúrgica passa não só pelo Cirurgião Plástico mas também por um médico cirurgião especialista de Otorrinolaringologia, complementando as suas intervenções, aliando a função respiratória à estética.

Cirurgia plástica de corpo

Abdominoplastia

A Abdominoplastia está indicada para casos em que seja necessário eliminar gordura e remover o excesso de pele proveniente de um grau de flacidez mais elevado, bem como o reposicionamento dos músculos da parede abdominal e umbigo. Fatores como oscilações de peso significativas, sucessivas gravidezes e outros, podem levar a estadios estéticos impossíveis de corrigir apenas através de exercício físico, alimentação equilibrada e intervenções não-cirúrgicas. É um procedimento cirúrgico que exige entre 2 a 3 semanas de recuperação até retomar a sua atividade profissional.

Tanto o volume como o formato dos glúteos têm vindo a ganhar denotada importância quando falamos em harmonização corporal tanto em mulheres como em homens. Quando a remodelação dos glúteos não é possível realizar com a sua gordura – o chamado Lipofilling -, então temos duas alternativas a que recorrer – próteses e ácido hialurónico. Quando se opta pela gluteoplastia, ou aumento de glúteos com prótese, é importante fazer escolhas harmoniosas à proporção corporal e de acordo com o objetivo do resultado final, nomeadamente o tamanho dos implantes. A acomodação do implante ao nível do glúteo máximo faz com que consigamos obter resultados naturais e muito satisfatórios. Como não há Cirurgia Plástica sem cicatrizes, estas opções de remodelação dos glúteos não são exceção e a boa notícia é que são cicatrizes que ficam escondidas no sulco interglúteo!

Esta é a técnica cirúrgica mais natural para alcançar o desejado aumento de glúteos. Através de lipoescultura vamos eliminar gordura em zonas indesejadas e depositá-la (Lipofilling) onde mais lhe faz falta. É tornar o sonho de reorganizar o acúmulo de gordura para favorecer a silhueta desejada, uma realidade. Com este procedimento é possível harmonizar a transição costas – glúteos – coxas, melhorar contornos, formato dos glúteos e volume, e em simultâneo eliminar tecido adiposo indesejado de outras áreas. A técnica BBL está a revolucionar silhuetas masculinas e femininas por todo o mundo.

O famoso e incómodo “músculo do adeus” tem solução cirúrgica e chama-se Braquioplastia! Este fenómeno surge recorrentemente e as suas grandes causas são o acúmulo de gordura, a flacidez da pele ou a combinação das duas. Nos processos de perda significativa de peso também é bastante comum verificar-se uma flacidez mais evidente, havendo quem lhe chame “asas de morcego”.  O lifting braquial é a cirurgia que remove o excesso de pele da zona afetada, podendo ser complementada com Lipoaspiração no caso de haver acúmulo de gordura para além da flacidez cutânea. A cicatriz do procedimento é variável consoante a quantidade de pele a remover, podendo esta ser realizada na axila ou longitudinal, no braço.

Sendo que os braços são uma zona muito exposta, a cirurgia vem proporcionar um aumento da autoestima e confiança.

A região interna da coxa é uma zona que favorece naturalmente à acumulação de gordura. É uma região maioritariamente tendinosa e tende a formar uma incómoda bolsa de gordura. Quando não se verifica a existência de flacidez, a Lipoaspiração poderá ser suficiente para melhorar os contornos da coxa. No entanto, verificando-se a existência de falta de tónus da pele, realizar apenas lipoaspiração é contraindicado: irá promover o aumento de flacidez. Sendo esse o caso será necessário eliminar o excedente de pele para um resultado harmonioso e coerente.

Qualquer cicatriz, seja de que origem for, deve ser cuidada e tratada no decorrer de algum tempo após ter sido feita. Algumas cicatrizes podem ter impacto por serem consideradas inestéticas mas também porque interferem com a funcionalidade da pele: provocam a sensação de repuxamento, espessamento que impede a total amplitude dos movimentos e dificultam a drenagem local.

Quando as cicatrizes se tornam pouco discretas e sofrem alterações indesejadas, é possível encontrar uma panóplia de oferta de procedimentos mais, ou menos, invasivos para melhorar o seu aspeto. É comum realizar-se a correção cirúrgica de cicatrizes hipertróficas, quelóides e hiperpigmentadas.

O excesso de tecido da glândula mamária pode surgir em várias fases de vida do homem e poderá estar associado a inúmeros fatores como desequilíbrio hormonal, medicação ou obesidade, por exemplo. O desenvolvimento da mama num homem pode ser bastante impactante no seu bem-estar, afetando a sua confiança e autoestima. A cirurgia é uma das opções de tratamento existentes e poderá ser realizada apenas a aspiração da gordura da mama (Lipoaspiração) ou ser removido o tecido da glândula mamária (Mastectomia).

A Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que permite eliminar excessos de gordura, idealmente, localizada. Isto significa que o candidato ideal a esta técnica não deverá ser obeso. Quando se trata de acúmulos de gordura mais significativos, ou havendo flacidez, é necessário eliminar o excesso de pele para que o resultado final seja harmonioso e coerente. Numa cirurgia é possível tratar várias zonas, sendo as mais comuns o abdómen, costas, flancos, braços, coxas e papada. Como resultado final conseguimos a diminuição de volume das áreas lipoaspiradas ou definição no caso da Lipo HD.

O processo de envelhecimento leva-nos a testemunhar alterações da estrutura da pele do rosto, a perda da sua elasticidade e firmeza, e a diminuição e migração da gordura do rosto, o que nos proporciona uma expressão triste, zangada e cansada. Recorrer a fillers para efeito de preenchimento é muito comum e alcançamos resultados surpreendentes… mas e se conseguíssemos os mesmos resultados mas mais duradouros e com a sua própria gordura? Neste caso a sua gordura seria aspirada de uma zona em que fosse indesejada, preparada e injetada onde realmente está em falta. Este procedimento confere extrema segurança uma vez que estamos a usar o produto mais compatível que existe: a sua própria gordura, não correndo riscos de rejeição, restaurando os volumes perdidos e harmonizando a sua expressão, alcançando um rejuvenescimento facial natural.

A harmonização das proporções corporais tem vindo a ganhar novos horizontes e a remodelação de glúteos tem sido um dos principais alvos. Reorganizar cirurgicamente a proporção de gordura em função do contorno corporal desejado, é uma realidade. Imagine poder eliminar o excesso de gordura de uma zona e poder remodelar os seus glúteos. Ajustar o volume, o formato e a projeção. As grandes vantagens deste procedimento é a segurança de utilizarmos o produto mais compatível que pode existir: a sua própria gordura, o que não acarreta o risco de rejeição e outras complicações associadas a próteses, e a naturalidade do resultado final.

A mamoplastia é a cirurgia mais cobiçada pelas mulheres em todo o mundo seja para correção de assimetrias, ajuste de volume ou reconstrução da mama. A mama é um símbolo feminino e pode ser a razão da sua confiança ou da sua insegurança. A mamoplastia dá à mulher o poder de escolha de se transformar de dentro para fora.

A Mamoplastia de Aumento é a solução cirúrgica para as mulheres que ambicionam aumentar o volume das mamas, corrigir assimetrias ou reconstruí-las, total ou parcialmente, através de um implante mamário.

A Mamoplastia de Redução é a cirurgia que proporciona à mulher a redução da mama. Mamas volumosas significam insegurança, baixa autoestima e vergonha para muitas mulheres. Em muitos casos também se verifica um impacto nefasto não só psicológico mas físico como patologias da coluna, sedentarismo e maceração do sulco infra mamário devido ao peso e volume das mamas. Nesses casos, a redução mamária é sinónimo de qualidade de vida e bem-estar físico e emocional.

A mama é considerada um símbolo de feminilidade e por isso é também uma comum fonte de insegurança em muitas mulheres. Processos como a gravidez, oscilações de peso ou envelhecimento favorecem a perda de consistência da mama e a consequente ptose (queda da mama e flacidez). Ao longo do processo de amadurecimento a mulher tende a perder glândula mamária em quantidade, aumentar o nível de gordura e a perder a firmeza da pele, o que nos leva à queda da mama e alteração dos seus contornos de outrora. O lifting da mama é então a cirurgia que eleva, remodela, devolve consistência à mama e elimina o excesso de pele devolvendo a proporção ideal e confiança.

As alterações no corpo da mulher após a gravidez afetam frequentemente o seu bem-estar, confiança e autoestima, podendo levar a estados depressivos. Essas alterações acontecem principalmente no abdómen e mama. O abdómen é expandido durante a gravidez, o que pode levar ao aparecimento de estrias, e no pós-parto perdurar a fraqueza muscular da parede abdominal, flacidez e excesso de pele. A mama sofre também com o aumento de volume e perda de consistência, provocando o efeito de mama “descaída”. O conceito do procedimento cirúrgico Mummy Makeover ® é justamente harmonizar o abdómen e a mama para uma recuperação da silhueta. Assim, na mesma cirurgia intervenciona-se o abdómen – flacidez, excesso de gordura e diástase abdominal – e a mama descaída, com pouco ou demasiado volume, para que a mulher se sinta mais feliz e empoderada.

A Ninfoplastia é a cirurgia íntima que permite a correção da proporção dos pequenos lábios vaginais. A hipertrofia dos pequenos lábios pode ser considerada por algumas mulheres inestética e afetar a sua autoestima. Por outro lado, pode interferir na qualidade de vida da mulher como favorecer o desenvolvimento de infeções, feridas por fricção ou dor e desconforto nas relações sexuais. É uma cirurgia relativamente simples que pode proporcionar bem-estar, confiança e qualidade de vida à mulher.

A mulher mastectomizada, ou em vias de o ser, deverá estar devidamente informada sobre cada detalhe para que tome a sua decisão em plena consciência do sentido que lhe faz, ou não, a reconstrução mamária.

A reconstrução mamária poderá ser uni ou bilateral. No caso de ser unilateral procura-se assemelhar em volume, contorno, projeção e sulco infra mamário da mama intervencionada à mama saudável. Todas as cirurgias plásticas têm uma componente emocional e esta não é exceção. Aqui a mulher tem oportunidade de se voltar a reconhecer como um todo e não de forma segmentada. Os métodos cirúrgicos podem ser muito variáveis consoante o caso clínico.

Harmonização facial

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica, mais conhecida por Botox, é um procedimento exclusivamente médico indicado, idealmente, para prevenção de rugas de expressão do terço superior do rosto, controlo do sorriso gengival e afinamento do rosto, através de técnicas específicas de aplicação.

A Toxina Botulínica é injetável e atua diminuindo a ativação muscular, levando a contrações mais subtis e menor demarcação das rugas de expressão, conferindo à pele um aspeto mais luminoso e saudável.

Os seus efeitos poderão ser sentidos entre 24 horas a 7 dias e os resultados têm uma duração média de 6 meses.

Os preenchimentos são realizados através de aplicações de ácido hialurónico, também denominados por Fillers, e utilizados com o objetivo de corrigir assimetrias, harmonizar volumes ou hidratar a pele do rosto de forma mais profunda.

O ácido hialurónico é uma substância utilizada em virtude do rejuvenescimento facial e da harmonização de proporções do rosto, podendo ser aplicado tanto nas peles mais jovens como nas mais maduras.

Contorno da região malar, projeção do queixo, remodelação dos lábios, amenização de rugas estáticas (ex: sulco nasogeniano, bigode de chinês), rinomodelação, preenchimento da mandíbula ou simplesmente um boost de hidratação sem volumizar, são procedimentos médicos realizados diariamente em homens e mulheres, com resultados naturais e
harmoniosos.

O processo de envelhecimento afeta a qualidade da pele e o seu aspeto, tornando-se menos luminosa e mais flácida. A bioestimulação da pele proporciona um estímulo extra na produção de colagénio, rejuvenescendo a pele e tornando-a mais firme. Com o bioestimulador Sculptra® conseguimos aumentar a produção de colagénio e aumentar a tensão da pele, combatendo os sinais de envelhecimento como a flacidez com resultados no primeiro mês após a aplicação até aproximadamente 2 anos. Através do bioestimulador Radiesse® é possível recuperar volumes perdidos, redefinir contornos e melhorar a elasticidade e tónus da pele.

É um procedimento em que são utilizadas micro-agulhas que, de forma controlada, vão provocar pequenas lesões na pele para estimular a sua regeneração e aumento da produção de novas fibras de colagénio, promovendo o aumento da firmeza da pele. Poderão ser utilizados e/ou aconselhados produtos de dermocosmética durante e após o procedimento para a maximização dos resultados finais.

Recomendado para rejuvenescimento facial, tratamento de poros dilatados, cicatrizes da acne, estrias e outras cicatrizes. Antes da realização desta técnica poderá ser aplicada anestesia tópica para amenizar o desconforto sentido durante o tratamento.

A indução controlada de calor pela utilização da Radiofrequência monopolar de excelência Exilis Elite® leva ao aumento de produção de novas fibras de colagénio e elastina, que confere tensão e consistência à pele para além da luminosidade. Frequentemente aconselhado como preparador da pele para outros procedimentos, a Radiofrequência permite resultados flash imediatos no contorno do rosto, pescoço e decote, sendo também indicada para a eliminação de gordura do duplo queixo/ papada.

Utilizados para alcançar um lifting facial sem cirurgia, os fios tensores atuam de forma sustentadora da pele e induzem a estimulação da produção de colagénio de forma segmentada para que se reduza as rugas e flacidez, promovendo o aspeto saudável da pele e com resultados imediatos.

A utilização de uma fórmula baseada num ácido ou na combinação de vários, deverá assentar numa avaliação médica para determinar a fórmula ideal de acordo com os objetivos e tipo de pele. É um procedimento médico que visa a indução de uma lesão na pele, que poderá ser mais, ou menos, profunda, acelerando o processo de renovação celular e que melhora a aparência e textura da pele. É uma técnica recomendada para cicatrizes da acne, para redução de manchas solares ou de idade, amenização de rugas e promoção de luminosidade e hidratação da pele.

Harmonização de corpo

Emsculpt

A estimulação através de ondas eletromagnéticas permite a construção muscular, aumento da definição e eliminação de gordura como extra. Esta tecnologia de ponta permite que em 30 minutos de tratamento experiencie 20.000 contrações musculares. Em que zonas? Abdómen, glúteos, coxas, braços e gémeos. São aconselhadas entre 4 a 6 sessões e os resultados mantêm-se até 1 ano sem qualquer esforço. Indicado para mulheres com diástase dos retos abdominais.

As ondas de choque, ou ondas acústicas, proporcionam um estímulo mecânico de alta intensidade que aumenta a microcirculação sanguínea dos tecidos, induz a drenagem e acelera o metabolismo da área a ser tratada melhorando a textura e firmeza da pele e a sua flexibilidade e elasticidade.

O tratamento por ondas de choque é essencial no combate à celulite e flacidez. Nos cuidados pós-operatórios é também utilizado para tratamento de fibroses e cicatrizes.

A indução controlada de calor pela utilização da Radiofrequência monopolar de excelência Exilis Elite® leva ao aumento de produção de novas fibras de colagénio e elastina, que confere tensão e consistência à pele para além da luminosidade. Com efeitos imediatos, a radiofrequência permite tratar qualquer zona do corpo em que deseje tratar a pele e em simultâneo eliminar gordura localizada através do controlo da temperatura e da sua profundidade.

A Mesoterapia é uma técnica médica minimamente invasiva em que são administradas microinjeções, ao nível intradérmico, de medicação na zona a tratar. É recorrente a sua utilização no tratamento da celulite e flacidez, enquanto a Lipólise é utilizada para a eliminação de gordura localizada. Na Lipólise são administrados fármacos lipolíticos diretamente no tecido adiposo para que ocorra uma degradação química do mesmo.

Tanto a mesoterapia como a lipólise podem ser realizados em qualquer parte do corpo, nomeadamente papada, abdómen, braços, flancos, coxas, glúteos, joelhos.

Recuperação pós-cirurgia plástica

A submissão a uma Cirurgia Plástica pressupõe quase sempre a realização de uma recuperação para maximização da harmonia do resultado final e acelerar a capacidade de resposta de recuperação por parte do corpo.

Na fase pós-cirúrgica, de uma forma geral, instala-se um edema que deve ser drenado através de técnicas manuais específicas para minimizar o desconforto associado bem como de ajudar a controlar o processo inflamatório inerente. Através da Terapia Manual os tecidos são manipulados de forma a minimizar o desenvolvimento de fibroses e aderências que causam restrições do movimento, desconforto e irregularidades nos tecidos. É realizado o tratamento de cicatrizes tal como o ensino e aconselhamento para que o paciente se torne autónomo nos seus cuidados de forma a potenciar o seu aspeto final e não decorrer constrangimentos funcionais.

AGENDE SUA CONSULTA